Mãe enfrenta dificuldades para garantir educação dos filhos em Patos de Minas
Vaga oferecida exige que criança de 11 anos tenha que pegar dois ônibus
A mãe solo Camila Rodrigues Barbosa, originária de Vazante, mas que mora em Patos de Minas, está enfrentando dificuldades para garantir a educação dos filhos na cidade patense. Segundo ela, apesar das tentativas, um dos filhos, de 11 anos, ainda não conseguiu uma vaga em uma escola próxima à casa da família.

Distância
A educação é um direito garantido por lei, mas, para algumas famílias, pode ser um desafio. Camila explicou que a vaga oferecida é a escola Abner Afonso, localizada a quilômetros de distância do bairro onde mora, no Jardim Andradas. No caso, a locação para a unidade de ensino exige que a criança pegue dois ônibus.
“Quando eu fiz a matrícula na Semed, mandaram ele para bairros muito longes [...], mas não tem como eu levar e não tem como deixar ele ir sozinho”, disse a mãe.
Segurança
Conforme Camila, o único filho que conseguiu uma vaga foi o filho de quatro anos, na escola Norma Borges. No entanto, a mãe ressaltou que continua em busca de uma solução para que os outros dois filhos também possam estudar sem que a preocupação com a segurança deles comprometa a rotina de trabalho dela.
“Eu fui na Superintendência, mas disseram que não tinha como me ajudar porque é obrigação dos pais deixar a criança até a escola”, contou Camila.
O ano letivo já começou, e a mãe segue preocupada com a situação, porém, continua na espera de que alguma providência seja tomada quanto antes. O Jornalismo da NTV entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Patos de Minas para obter mais informações e aguarda resposta.
Leia também